APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

    Os conteúdos de Química Orgânica fazem parte da ementa do 3º ano do ensino médio. Diante disso é de extrema importância que os alunos consigam aprender estes conteúdos, porque além do que já foi citado, a Química Orgânica também é uma área bastante abordada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 
    O que se via, através de exercícios propostos aos alunos após as aulas, era que os mesmos não conseguiam responder questões, por ainda não terem entendido o conteúdo de forma significativa.
    Baseando-se na necessidade dos alunos de compreenderem melhor os conteúdos abordados, os bolsistas do PIBID Química, Alan Pacheco e Vangeles Pires adaptaram dois jogos com o objetivo de que pudessem aprender significativamente enquanto estivessem jogando. 
    Os jogos utilizados foram:

DOMINÓ DAS FUNÇÕES OXIGENADAS

    Um jogo com 28 cartas confeccionadas em cartolina nas quais vinham informações tais como, nomenclatura, fórmula estrutural, grupo funcional das funções: álcool, cetona, aldeído, ácido carboxílico, éter, éster e fenol. Os alunos tinham que ir interligando as informações que pertencessem à mesma função, seguindo as mesmas regras do jogo de dominó. A turma foi dividida em 4 equipes e cada uma recebeu 7 cartas. A equipe vencedora seria aquela que terminasse primeiro às suas cartas.

MEMÓRIA ORGÂNICA

    Este jogo tem o mesmo princípio de um jogo da memória. Confeccionou-se dois tipos de cartas, as cartas em cor azul representavam as estruturas das funções orgânicas e as cartas cor rosa representavam as nomenclaturas das funções orgânicas. As cartas foram adesivadas ao verso no quadro branco, de onde as cartas azuis ficaram no lado esquerdo do quadro e as cartas rosas ficaram no lado direito. Para iniciar a aplicação do jogo, dividiu-se a turma em quatro equipes, sorteou-se uma equipe para iniciar o jogo.  Um membro da primeira equipe levantou-se e foi até o quadro retirar uma carta azul, leu em voz alta, logo após, deslocou-se para o lado direito do quadro e retirou uma carta rosa, e com sua equipe analisou as cartas dentro de um espaço de tempo já estabelecido, caso a carta rosa não fosse a resposta da carta azul, as mesmas eram devolvidas aos seus devidos lugares. Acertando ou não as cartas, a vez era passada para a próxima equipe e assim seguia o jogo. Para facilitar o andamento do jogo, à medida que as equipes fossem errando as cartas, as cartas em cor rosa eram adesivadas no lado anverso. Ao final do jogo, ganhou a equipe que tinha o maior número de pares de cartas.
    Durante essas duas atividades foi possível observar o quanto os alunos foram participativos, souberam trabalhar em grupo, seguir as regras que cada jogo tinha e o mais importante: conseguiram entender de forma significativa os conteúdos de Química Orgânica abordados através dos jogos, fazendo com que, dessa forma, os objetivos das atividades fossem alcançados.

    As referidas atividades foram desenvolvidas nas turmas de 3° ano do C.E.M. Gonçalves Dias, sob a supervisão da professora Deuziete Dutra e colaboração dos bolsistas Matheus Melonio, Delis Oliveira, Suzi Moraes e Aglaete Araújo.

Alunas demonstrando o Jogo Dominó das Funções Oxigenadas

Equipe concentrada durante a execução do jogo


Bolsista Alan Pacheco explicando a teoria do conteúdo envolvido no jogo



Bolsista Vangeles Pire explicando aos alunos as regras do jogo Memória Orgânica

Modelo de cartas utilizadas no jogo Memória Orgânica





Acompanhe-nos em nosso Instagram e curta nossa página no Facebook







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOVA LOGOMARCA DO PIBID QUÍMICA É LANÇADA

BOLSISTA DEFENDE MONOGRAFIA SOBRE SEU TRABALHO NO PIBID QUÍMICA DA UFMA