BOLSISTA DESENVOLVE ATIVIDADES QUE RELACIONAM TEORIA QUÍMICA COM REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS
QUÍMICA DAS DROGAS: JOGO DADO QUÍMICO
Texto elaborado pela bolsista Tayana Conde
As atividades lúdicas podem ser de grande ajuda para professores de diversas áreas, principalmente na Química em que alguns conteúdos se tornam maçantes para os alunos por serem expostos em aulas cansativas e sem muita dinâmica. Com o objetivo de quebrar essa barreira de aprendizagem, a bolsista PIBID Tayana Conde aplicou o jogo Dado Químico nas escolas C.E. Gonçalves Dias e C.E. Antonio Ribeiro, para desenvolver o conteúdo Funções Orgânicas Oxigenadas, que estava sendo de difícil assimilação pelos alunos de ambas escolas; além de associar o conteúdo ao tema das Drogas, uma triste realidade dos alunos do Ensino Médio não só da rede pública de ensino mas também da rede privada.
MODO DE JOGAR:
A sala é dividida em dois grupos, entregue uma lista com 20 (vinte) compostos orgânicos presentes em diversas drogas e sorteada a ordem dos grupos. O primeiro grupo jogará o dado de seis faces, tendo em cada face uma função orgânica oxigenada, e terá 01 (um) minuto para identificar na lista entregue a função orgânica sorteada. Ganha o jogo a equipe que tiver o maior número de acertos.
A atividade foi aplicada nas duas escolas e ambas tiveram uma grande participação e interesse dos alunos pelo conteúdo, sendo um momento propício para solucionar dúvidas sobre o conteúdo e promover o aprendizado dos alunos.
![]() |
Modelo de dado utilizado |
Comentários
Postar um comentário