BOLSISTA DESENVOLVE ATIVIDADES QUE RELACIONAM TEORIA QUÍMICA COM REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS

QUÍMICA DAS DROGAS: JOGO DADO QUÍMICO

Texto elaborado pela bolsista Tayana Conde

    As atividades lúdicas podem ser de grande ajuda para professores de diversas áreas, principalmente na Química em que alguns conteúdos se tornam maçantes para os alunos por serem expostos em aulas cansativas e sem muita dinâmica. Com o objetivo de quebrar essa barreira de aprendizagem, a bolsista PIBID Tayana Conde aplicou o jogo Dado Químico nas escolas C.E. Gonçalves Dias e C.E. Antonio Ribeiro, para desenvolver o conteúdo Funções Orgânicas Oxigenadas, que estava sendo de difícil assimilação pelos alunos de ambas escolas; além de associar o conteúdo ao tema das Drogas, uma triste realidade dos alunos do Ensino Médio não só da rede pública de ensino mas também da rede privada.

MODO DE JOGAR:

    A sala é dividida em dois grupos, entregue uma lista com 20 (vinte) compostos orgânicos presentes em diversas drogas e sorteada a ordem dos grupos. O primeiro grupo jogará o dado de seis faces, tendo em cada face uma função orgânica oxigenada, e terá 01 (um) minuto para identificar na lista entregue a função orgânica sorteada. Ganha o jogo a equipe que tiver o maior número de acertos.
    A atividade foi aplicada nas duas escolas e ambas tiveram uma grande participação e interesse dos alunos pelo conteúdo, sendo um momento propício para solucionar dúvidas sobre o conteúdo e promover o aprendizado dos alunos.

Modelo de dado utilizado


Atividade sendo aplicada no C.E. Gonçalves Dias




QUÍMICA DAS DROGAS: JOGO TABULEIRO QUÍMICO

Com o objetivo de desenvolver a terceira competência em Química: contextualização sócio cultural, a bolsista Tayana Conde desenvolveu mais uma atividade que foi trabalhada no C.E. Antonio Ribeiro, com as turmas da terceira série do ensino médio, nos anos de 2016 e 2017, uma atividade lúdica: o Tabuleiro Químico, um jogo de tabuleiro contendo estruturas químicas dos princípios ativos do grupo de drogas Opiáceos e Tranquilizantes.
Como um jogo de tabuleiro comum, este jogo contém uma série de perguntas, sendo todas relacionadas a química orgânica, envolvendo os conteúdos: identificação de funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas, isomeria, nomenclatura e classificação de cadeias carbônicas, entre outros.
Antes da aplicação do jogo, foi discutido um texto sobre o grupo de drogas apresentado no tabuleiro, contendo informações sobre os princípios ativos daquele grupo de drogas, funções orgânicas presentes, estruturas isômeras e seus respectivos efeitos no organismo, como foi descoberta, principais efeitos e problemas físicos e psicológicos relacionados ao uso da droga.
Durante as discussões foram levantados questões sobre como os conteúdos trabalhados na disciplina se relacionavam com a realidade social dos alunos, princípios éticos e morais da química, relação da disciplina com o convívio coletivo, além da sua importância no desenvolvimento científico e tecnológico. Habilidades essas que são necessárias para o desenvolvimento da terceira competência de Química. 


Fotos da aplicação da atividade no C.E. Antonio Ribeiro e modelo do tabuleiro







Acompanhe-nos em nosso Instagram e curta nossa página no Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

NOVA LOGOMARCA DO PIBID QUÍMICA É LANÇADA

BOLSISTA DEFENDE MONOGRAFIA SOBRE SEU TRABALHO NO PIBID QUÍMICA DA UFMA