PIBID QUÍMICA UFMA FOMENTANDO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS EM FEIRA DE CIÊNCIAS DO C.E. ANTÔNIO RIBEIRO DA SILVA

Em sua quarta edição, no dia 10 de outubro, a escola C.E Antônio Ribeiro da Silva foi palco de mais um ano da sua Feira de Ciências, que com a supervisão da Profª Vanessa Furtado, os bolsistas:  Sara Corrêa, Isadora Farias, Jairo Pires, Pâmela Baima e Iracenildo Moura,  escolheram  experimentos com temáticas esporádicas relacionados a assuntos de química do 1º ano, que envolviam de teorias dos modelos atômicos, propriedades da matéria, até às mais variadas reações químicas.
O dia da Feira de Ciências foi composto por muito entusiasmo. Prestigiado pelos próprios alunos de outras séries, professores e funcionários administrativos da escola, contou também com a presença do coordenador do PIBID Química da UFMA o prof. Hildo Antônio dos Santos Silva, que ficaram atentos a cada trabalho exposto.
A turma 101, com o tema: Química Atômica expôs experimentos como: Condutibilidade da matéria( onde uma corrente de um circuito passa por objetos e chega até uma lâmpada que acende); Fenômenos de composição e decomposição da matéria; Chuva ácida em um pote de vidro; Oxidação de metais e Reação de dupla troca. A turma 102 trabalhou em uma temática diversificada de reações químicas, tais como: Tinta Invisível; Reação do Amor de Deus; O Violeta que Desaparece e a Água Furiosa. Já a turma 103 explorou em temáticas que envolviam propriedades físicas da matéria e reações químicas, explicito em experimentos como: Reações Químicas – Decomposição da Água Oxigenada (na qual se utilizou iodeto de potássio e a enzima catalase, na batata, como catalisadores para cada reação em especifico); Adivinhando as densidades; Nuvem na garrafa; Densidade da naftalina e Enchimento Automático De Balões (que se utilizou de garrafas PET’s  ao invés de erlenmeyer  como recipiente para adição dos reagentes formadores da reação que libera o gás CO).

 Assim, diante de todo empenho evidenciado durante a concretização deste evento científico, percebe-se  o anseio que a grande parte deles tem em produzir um bom trabalho adquirido pela busca e condução do conhecimento.

Para ler o relato completo sobre a feira, acesse o link.

Texto elaborado pela bolsista Sara Corrêa

Alguns reagentes utilizados pelas equipes 

Demonstração dos experimentos das equipes





Aluna explicando a teoria envolvida em um de seus experimentos

Alunos das outras turmas visitando os estandes das equipes

Coordenador do PIBID Química, supervisora e bolsistas envolvidos no projeto


Acompanhe-nos em nosso Instagram e curta nossa página no Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

NOVA LOGOMARCA DO PIBID QUÍMICA É LANÇADA

BOLSISTA DEFENDE MONOGRAFIA SOBRE SEU TRABALHO NO PIBID QUÍMICA DA UFMA